A CONTRIBUIÇÃO DE PAULO FREIRE NA FORMAÇÃO DE ROFESSORES O SÉCULO XXI: REPENSADO A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO

CAMILA MESQUITA FELIX

Co-autores: MATEUS BONIE CAMPOS BRAGA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Muitas discussões atuais sobre a Educação no Brasil envolvem as concepções teóricas dos professores que já estão formados e dos que estão em processo de formação. Um teórico de referência nos cursos de Licenciatura, essencialmente na Pedagogia, é Paulo Freire, sua metodologia e concepção de ensino são bastante difundidas nos espaços formativos dos Pedagogos e nos demais cursos de licenciatura. Esta produção é fruto da disciplina Educação Popular, ofertada no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, como atividade avaliativa. O artigo propõe como objetivo esclarecer as contribuições de Paulo Freire, em prol de uma Pedagogia do Oprimido e uma educação libertadora, na formação do Pedagogo. Com uma metodologia de cunho bibliográfico. Utilizamos como aporte teórico as obras de Paulo Freire, especialmente a Pedagogia do Oprimido. Enquanto conclusão, Paulo Freire sempre será um referencial teórico para o professor, visto que trouxe uma nova concepção de educação, que apesar dos avanços e das dificuldades contemporâneas, o cenário das relações sociais, de opressão e o opressores, ainda persistem.