O presente trabalho tem como objetivo desvelar a realidade social coadunada com os lineamentos e orientações dos marcos internacionais no âmbito do Movimento Educação para Todos e suas derivações no regime da atual gestão educacional no contexto da expansão dos IFs na perspectiva estratégica do PNE 2014-2024. Entendemos que a criação pelo Governo Federal de um novo modelo educativo institucional, isto é, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), através da Lei 11.982, de 29/12/2008, faz emergir um debate crítico-dialético no âmbito das macropolíticas educacionais voltadas para a classe trabalhadora. A seguinte inquirição suporta a problematização do arcabouço de planificação da presente pesquisa: os novos delineamentos relativos à administração no campo empresarial fornecem através do Movimento Educação para Todos, as bases para o atual modelo de gestão educacional pública adotado pelos Institutos Federais em expansão em nosso país? A presente pesquisa tem como propósito apresentar uma proposta de análise arraigada à luz da ontologia marxiana, dos fundamentos e funcionalidades do novo modelo de gestão educacional adotado pelos IFs em expansão, no contexto da crise estrutural do capital, identificando vetores de influências de organismos internacionais, como o Projeto Regional de Educação para a América Latina e o Caribe - PRELAC, no âmbito do Projeto Educação para Todos (EPT), bem como descortinar elementos do aparato ideológico reprodutor capitalista na perspectiva das propostas pedagógicas modeladas pelo governo federal no formato de uma educação superior não universitária no contexto da execução do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024.