OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO

INGRID CRISTINE DE SOUSA VASCONCELOS

Co-autores: INGRID CRISTINE DE SOUSA VASCONCELOS e JULIANA SILVA SANTANA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Mesmo diante das leis que garantem a inclusão escolar de pessoas com deficiência, algumas escolas ainda mostram-se resistentes para tal. Neste artigo, identificamos os impactos das políticas públicas de inclusão na escola, a fim de compreender como/se ela entende e pratica a educação inclusiva. Trata-se de um estudo de caso realizado numa escola da rede privada de Fortaleza, onde o instrumento para coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada, aplicada com uma professora e uma gestora escolar. Ambas demonstraram em suas entrevistas, terem um receio diante da necessidade de incluir crianças com deficiência, porem procuraram meios e fontes que embasassem e possibilitassem o trabalho. Percebe- se que a escola entende o que significa a inclusão, quais os papéis a serem desempenhados, procurando promove-la de maneira satisfatória. Uma das estratégias utilizadas, refere-se à promoção de formação continuada para os profissionais envolvidos e a diversificação de metodologias. As políticas públicas de inclusão garantiram a matrícula e o acesso de alunos com deficiência às salas de aula de todo o Brasil. Percebe-se, no entanto, que a escola ainda carece de formação especializada e acessibilidade atitudinal para a promoção da inclusão escolar.