HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: AVANÇOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DE INCLUSÃO

LEONARDO FARIAS DA SILVA

Co-autores: LEONARDO FARIAS DA SILVA, ALANA DUTRA DO CARMO, VERA CRISTINA RABELO MUNIZ e JARLES LOPES DE MEDEIROS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Este trabalho apresenta aspectos históricos acerca da implantação de políticas educacionais de inclusão na modalidade de ensino "Educação Especial" no Brasil. A pesquisa elege como objetivo principal destacar a trajetória da Educação Especial no sistema escolar brasileiro, proporcionando um melhor entendimento dos fundamentos que norteiam essa prática educacional em específico. Como método, a investigação utiliza a pesquisa qualitativa de natureza teórico-bibliográfica, apoiados nas contribuições de Amaral (1994), Magalhães (2002) e Sacristan (2002) para fundamentar o estudo. Sabemos que, historicamente, a política educacional brasileira tem tratado a Educação Especial como apêndice indesejável da educação regular. Devido a esse fator, por vários anos, crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais têm sofrido com a falta de acesso à educação regular institucional escolar, um direito básico de todos os indivíduos. A educação, antes oferecida, caracterizava-se por meio de assistencialismo aos deficientes e não uma educação direcionada a alunos com necessidades educacionais especiais. Portanto, é também interesse deste trabalho, propagar no meio acadêmico a informação de que as políticas educacionais de inclusão visam concretizar o que está preconizado na Constituição Federal: a igualdade de direitos e oportunidades para todos os indivíduos brasileiros, independente de fatores econômicos, etnia ou características fenótipas.