Resumo
Esta produção trata-se de uma pesquisa educacional, apresentada em agosto de 2015 na XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará. Teve como objetivo central apreender a organização dos elementos que compõem a representação social de crianças, de uma instituição pública de Educação Infantil, em relação ao "ser criança". Para isto, utilizei como referencial teórico os estudos de Abramowicz (2011), em seus estudos sobre o campo de estudos da Sociologia da infância. Utilizamos ainda os estudos de Abric (2003) sobre as representações sociais. O instrumento metodológico utilizado foi a entrevista dialogada. Além disso, extraímos elementos das falas das crianças no momento da produção de um desenho sobre o tema "ser criança", sendo somente as falas consideradas dados para a pesquisa. Após a realização de tais procedimentos, encontrei como resultado da pesquisa três elementos centrais que definem a representação das crianças em torno do objeto "ser criança", sendo eles: brincar e se divertir, fazer as tarefas de casa e ajudar em casa. Com base nesses resultados pude concluir que a ação da brincadeira é própria definição do ser, para essas crianças. Observo ainda que com base no contexto em que vivem as crianças elegem ainda como elementos constituintes de funções socialmente aprendidas.
Palavras chave: Criança. Representação Social. Educação Infantil.