O presente trabalho pretende mostrar como a educação brasileira se caracteriza, refere-se a uma análise do sistema educacional atual e como alguns autores clássicos da sociologia pensavam sobre os sistemas educacionais de suas épocas, também trago duas reportagens do jornal O POVO a respeito de casos especiais envolvendo a educação. A metodologia utilizada para este trabalho foi a documental e a pesquisa bibliográfica com leituras de algumas obras de autores específicos que estudaram sobre o fenômeno educacional, assim como documentos a respeito da legislação da educação brasileira. A metodologia utilizada para este trabalho foi a documental e a pesquisa bibliográfica com leituras de algumas obras de autores específicos que estudaram sobre o fenômeno educacional. O tema não é muito estudado, sobretudo por estudantes das Ciências Sociais, porém é um assunto pertinente por se referir ao nosso processo educacional, sendo assim este trabalho visa contribui para a discussão deste tema a fim de abrir mais espaços para o debate sobre essa temática. O objetivo desse artigo é debater sobre o processo de racionalização na sociedade capitalista e sua implicação na educação. As conclusões obtidas a respeito dessa questão é que o sistema educacional brasileiro apesar de abranger um grande número de estudantes de diferentes classes sociais ele ainda promove uma separação entre determinados indivíduos na sociedade, ou seja, mesmo atualmente ele reproduz uma divisão de classes, o que não deveria ser, pois a escola que é um espaço de convivência e aprendizado, o lugar em que os jovens questionam valores e começam a construir seus projetos de vidas.