Na corrida por uma aprendizagem mais eficiente, pesquisadores na área de educação Matemática procuram métodos e técnicas que possibilitem ao aluno um conhecimento matemático pautado em competências que agregue novos rumos a educação brasileira. Apresentamos neste trabalho os jogos digitais como método lúdico para o ensino e a aprendizagem com a finalidade de auxiliar a transmissão de conceitos matemáticos e contribuir na formação do aluno, pois, facilitam o desenvolvimento do raciocínio e do conhecimento além de ser um objeto motivador no ambiente escolar. Nosso intuito com essa pesquisa é apresentar o uso de jogos digitais, mostrando como utiliza-los em sala de aula, possibilitando que o aluno construa seu próprio conhecimento, contribuindo desta forma no desenvolvimento de conceitos presentes no ensino de matemática. Nesse estudo iremos aplicar os jogos digitais na formação inicial e continuada de professores de Matemática da Universidade Estadual do Ceará. Nosso primeiro passo foi fazer um estudo bibliográfico das pesquisas que já foram realizadas sobre o assunto, posteriormente iremos selecionar os conteúdos do ensino fundamental e médio, onde os alunos possuem mais dificuldades analisando e estabelecendo os jogos que podem ser utilizados para trabalhar esses conteúdos, subsequentemente planejaremos e aplicaremos um curso de extensão universitária, finalizando com a redação e apresentação da análise dos dados obtidos ao decorrer deste estudo. Acreditamos que docentes em formação inicial e continuada terão outro recurso metodológico que pode ser aplicado em qualquer nível de ensino, colaborando na aprendizagem e na construção do conhecimento individual e coletivo na área do ensino de matemática.