Este estudo tem como objetivo fazer a análise documental da produção discente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará e disponibilizá-los em forma de banco de dados para auxiliar nas construções de novas pesquisas acadêmicas. A inclusão do Trabalho de conclusão de curso na grade curricular do curso de licenciatura em matemática na Universidade Estadual do Ceará a partir do ano de 2008 possibilitou o desenvolvimento da produção discente atribuída pela pesquisa e escrita matemática. Segundo D'Ambrósio, a pesquisa é o que permite a interface interativa entre a teoria e a prática. Com esse conceito conclui-se que a pesquisa contribui para o crescimento profissional do educador, ou seja, o trabalho acadêmico incrementa para os licenciados o avanço no seu aprendizado, colaborando com o desenvolvimento educacional do estado do Ceará. Esta pesquisa histórico-bibliográfica trata-se da análise de trabalhos acadêmicos encontrados no acervo da UECE, os procedimentos metodológicos utilizados seguiram respectivamente esta ordem: revisão bibliográfica, levantamento de dados, análise e interpretação dos resultados, redação e apresentação do relatório. A análise documental será realizada de acordo com aspectos relevantes para a educação matemática, buscando mostrar a importância do trabalho de conclusão de curso para o desenvolvimento do discente como docente. O levantamento de dados será feito em dois momentos, inicialmente mostraremos os resultados a partir de gráficos, interpretando-os para posteriormente compará-los com outros resultados realizados a partir de entrevistas. Desta forma, iremos mostrar como estão sendo produzidos os trabalhos acadêmicos ressaltando as características relevantes desses para o desenvolvimento da educação matemática, garantindo excelência na formação acadêmica do discente.