O presente artigo é resultado da experiência de uma pesquisa de campo, partindo do principio entre a teoria e a prática da disciplina Educação Popular do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Fomos instigadas a analisar o contexto dos Desafios da Educação de Jovens e Adultos e a Sua Relação com os Saberes Freireanos. A pesquisa foi realizada na Escola Angélica Gurgel, situada no Bairro de Messejana no decorrente ano. Essa escola atende jovens a partir de 15 anos de idade e adultos que estão fora da sua faixa etária. Temos como objetivos: Analisar e refleti sobre os altos índices de analfabetismo dessa modalidade de ensino; Proporcionar uma reflexão crítica sobre quais os espaços que os jovens tem tido através da educação no ambiente social. Para tanto, nessa pesquisa nos utilizamos de alguns autores como Paulo Freire, Gadotti, Amélia Cohn, Soares e Galvão, esses contemplam uma visão crítica da historicidade dessa modalidade de ensino da qual se encontra a EJA . As dificuldades encontradas na EJA, partem da constatação de que esses alunos sofrem exclusão social, na sua grande maioria são culpabilizados no processo de ensino-aprendizagem, sendo as políticas públicas compensatórias para essa modalidade de ensino. Consideramos que a educação como um todo, assim como a educação de jovens e adultos, requer muito mais do que leis ou palavras, um olhar humano, que liberte o conhecimento do simples valor que carrega o papel, que os saberes dialoguem para proporcionar uma formação de pessoas críticas-reflexivas e participativas da sua realidade.
Palavras-chaves: EJA. Teorias Freireanas. Contexto Social.