RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO INFANTIL

ANDREA DORIA SENA DE CASTRO

Co-autores: FRANCISCA MAYANE BENVINDO DOS SANTOS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Esse trabalho discute a formação docente das séries iniciais, refletindo criticamente e se embasando numa experiência de estágio na Educação Infantil atentando para as suas contribuições na formação profissional do futuro pedagogo. Objetivamos proporcionar reflexões no tocante à rotina escolar no âmbito de uma escola onde se desenvolveu o estágio, localizada no Bairro Vila Peri na cidade de Fortaleza-Ce. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo desenvolvida mediante observação participante, tendo a duração de um semestre letivo. Buscamos problematizar, discutir e fundamentar as interações sociais, brincadeiras e o cuidar e educar, considerando serem esses eixos norteadores que auxiliam o desenvolvimento das crianças das séries iniciais. Destacamos ainda, a relevância da observação do cotidiano escolar como instrumento de aprendizagem na formação docente em sua prática. O que se percebe é uma prática docente que delimita os momentos de interação entre as crianças e deixam a desejar no que respeita aos momentos criativos e livres. Percebemos também a falta de compreensão da equipe escolar referente ao cuidar e educar das crianças como ações integradas. Assim, é de grande valia que o docente tome conhecimento e reflita acerca das ações por ele desempenhadas, pois, a depender da maneira como o professor conduz suas práticas educativas no tocante aos momentos de interação, cuidado e educação das crianças eles estarão contribuindo ou não com a aprendizagem, desenvolvimento e autonomia de seus alunos. Pois, sabemos que as crianças necessitam de momentos aptos ao lúdico e à criatividade para que a aprendizagem possa ser consolidada com êxito.