CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

LAURA ANDRADE SANTIAGO

Co-autores: ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Muito se tem discutido sobre a dificuldade da aprendizagem por parte dos alunos. Vários pesquisadores apontam a matemática como responsável por seu fracasso escolar, pois os alunos consideram a matéria complicada, de difícil aprendizagem e compreensão. Uma das alternativas para modificar esse quadro é o estudo de métodos e técnicas que tornem o trabalho do professor mais atraente. A história da matemática permite construir noções básicas e entender conceitos a partir de sua origem, considerando toda sua modificação ao longo da história. Os quadrinhos têm um grande potencial didático-pedagógico e são excelentes ferramentas para o ensino da Matemática. No processo de aprendizagem, a história da matemática, através dos quadrinhos, pode ser utilizada como uma ferramenta didática, pois auxilia na construção do conhecimento e na evolução de conceitos matemáticos. Por isso, resolvemos confeccionar quadrinhos com conteúdos de história da matemática com intenção de proporcionar aos alunos maior entendimento das aulas. Esses quadrinhos foram expostos em um curso de extensão universitária em setembro de 2014 para 27 alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UECE. O nosso intuito era que os alunos do curso observassem e pudessem também confeccionar os seus próprios quadrinhos. Durante a construção dos quadrinhos, foram utilizados conceitos de retas paralelas e ângulos perpendiculares na confecção das grades e estrutura inicial dos quadrinhos. Na construção dos desenhos, abordamos alguns conceitos de perspectivas e técnicas de desenhos. Na etapa do enredo da história, cada grupo escolhia um tema dentro da história da matemática e ficaria livre para usar sua criatividade. A proposta foi bem aceita pelos participantes, por ser uma grande metodologia de ensino que facilita a compreensão dos alunos. Por isso, acreditamos que um estudo como o nosso irá contribuir para a produção de materiais que ajudarão o atual e futuro professor de matemática em sala de aula.