O referido trabalho objetiva apresentar e fazer uma análise do artigo de autoria de Magda Soares, intitulado "Letramento e alfabetização: as muitas facetas", onde a mesma faz reflexões a respeito dos conceitos de alfabetização e letramento, mostrando como o surgimento deste último acarretou implicações no primeiro, visando esclarecer sobre as especificidades de ambos os termos, no que se refere à significação. Para tal, traz uma breve discussão acerca de como se deu a introdução do conceito de letramento no processo de alfabetização na França e EUA, fazendo um paralelo com o que aconteceu no Brasil. Além disso, este trabalho também analisa os métodos de alfabetizar, pontuando as fragilidades e as consequências que estes acarretam no processo de ensino-aprendizagem, mostrando a relevância das pesquisas da psicogênese realizada por Emilia Ferreiro para esse processo. E ainda, discorre a despeito da importância dos processos de alfabetização e letramento andarem juntos, enfatizando a necessidade de nos apoiarmos em pesquisas recentes realizadas nessa área como forma de não retroceder nos erros cometidos no passado, para que possamos avançar afim de que nossa prática pedagógica obtenha êxito. Propondo assim, um novo desafio para o educador, que é o de alfabetizar letrando, onde a grande dificuldade para tal consiste no não reconhecimento desses processos como sendo inseparáveis. É por isso que se faz necessário um repensar na nossa prática docente, a fim de que não venhamos cometer os mesmos erros que há anos nos rodeia, que é o de considerar a alfabetização independente do letramento e vice-versa.