RESUMO
Mercado e trabalho, historicamente, mantêm uma relação intrínseca. O desenvolvimento das forças produtivas impulsiona e dinamiza o complexo educacional, em particular a educação superior. Como é articulado o desenvolvimento da educação superior no Brasil? Este artigo tem como objetivo analisar a expansão do ensino superior no Brasil pela via do mercado. Em particular, discute a educação superior no Brasil como estratégia para o crescimento econômico a partir da crise estrutural do capital que se estabelece nos anos de 1970 na Europa e, posteriormente, no Brasil, a partir do período de redemocratização política ocorrido em 1985. Para tanto, descreveremos as implicações da crise estrutural do capital para educação superior; apontaremos as relações entre trabalho e educação superior, decorrentes da reestruturação produtiva; apresentaremos as tendências que orientam a agenda para educação na América Latina no século XXI pelos organismos internacionais, como Unesco, BM; indicaremos a EAD como uma estratégia de expansão da educação Superior. Este trabalho está articulado, teoricamente, através do materialismo histórico-dialético. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que faz uso da pesquisa bibliográfica. A partir da análise feita, pretende-se apresentar os seguintes resultados: a direta relação de dependência da educação com o mercado e com as novas formas de aprendizagem baseadas nos quatro pilares fundamentais da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser.
PALAVRAS-CHAVE: Educação superior. Expansão. Mercado.