O presente estudo busca compreender a atuação de 10 tutores em dois cursos oferecidos na modalidade à distância pelo projeto Observatório da Educação no Maciço de Baturité (OBEM), que ocorreram no momento final do projeto, a primeira sendo a Formação de Tutores realizada entre os dias 06 à 15 de Dezembro de 2013 com total de 40 h/a e atuação destes na Formação de Gestores do Maciço de Baturité/CE, que ocorreu no período de 01 Fevereiro à 25 de Maio de 2014 com 100 h/a. Através das duas formações, buscou-se analisar a interação tutor-aluno a partir de aportes teóricos, dados registrados no Ambiente Virtual de Aprendizagem(AVA) - Moodle e na avaliação feita através de questionários respondidos por 10 tutores e 134 cursistas. Este estudo está inserido no projeto de pesquisa Observatório da Educação no Maciço de Baturité (OBEM) que foi promovido e realizado por grupos de pesquisa vinculados a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). Durante o projeto, foram realizadas entrevistas, transcrições, elaboração de artigos, livros e por fim, a devolutiva dos principais achados de pesquisa para gestores e professores da região estudada, através de um processo formativo com base em informações obtidas no decorrer da pesquisa, através da Formação de Gestores do Maciço de Baturité - CE, uma iniciativa oferecida na modalidade à distância em parceria com a Secretaria de Apoio as Tecnologias Educacionais (SATE/UECE). Portanto, buscou-se perceber como se deu essa interação no AVA e observar como o papel do tutor e a qualidade de sua interação, reflete no objetivo geral de uma determinada formação.