O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de campo, através da entrevista como instrumento de coleta sobre brincaderias na educação infantil, sendo baseado em observações realizadas no estágio supervisionado no ensino fundamental I na Escola de Educação Básica João Idálio, dada a relevância destas nesse contexto, bem como leituras bibliográficas concernentes ao assunto. Consta de uma breve reflexão sobre a infancia e sua breve contextualização desde a idade média até os dias atuais, das concepções de desenvolvimento e aprendizagem com enfoque no ludico, jogos e brincaderias na educação infantil e o que os autores pesquisados pensam sobre o assunto e a importância para educação brasileira, tomando por base os aspectos pedagógicos e metodológicos que influenciam na prática dos educadores que ensinam/educam as crianças. O tema do referido trabalho sugere uma reflexão sobre o significado da ludicidade na educação infantil, direcionado ao aspecto qualitativo no processo de desenvolvimento das crianças. O interesse pelo assunto surgiu a partir das observações realizadas na disciplina de Estágio na supracitada instituição. Vale salientar que o estudo tem o objetivo precípuo de sociliazar a verdadeira função didático-pedagógica presente no ato de brincar, descortinando os mitos acerca do aforismo, revelando assim que brincar realmente é coisa séria. Busca comprovar tais eventos através de teorias de grande relevância na psicologia da aprendizagem em autores como Wallon, Piaget e Vygotyski. Outrossim, tem a humilde pretensão de ratificar as ideias gerais sobre os estudiosos, fazendo um link com a realidade estudada, abrindo assim um leque de saberes concretos e possibilidades pertinentes ao aprofundamento do assunto em pauta.