A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO DE PAULO FREIRE

VANIA MARIA SILVA OLIVEIRA

Co-autores: JOÉLIA MARIA TEIXEIRA LOPES e EVERTON DE ALBUQUERQUE TEIXEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

RESUMO:

O presente trabalho pretende esboçar a importância da formação do educador para Paulo Freire, na obra Pedagogia do Oprimido, enquanto mediador do processo de formação humana, política e social dos educandos. Para tanto, examinamos a referida obra à luz do pensamento gramsciano de educação, ou seja, àquele que tem como horizonte um projeto de emancipação humana. Paulo Freire buscou mostrar como a educação no Brasil também produz um fetiche social, reproduzindo a desigualdade, a marginalização e a miséria. Assim, seu projeto educacional desejava levar o docente ao real entendimento da importância de seu papel problematizador na realidade do educando, ou seja, ensinando e problematizando acerca das questões pertinentes a sua realidade, que no seu modo de pensar, seria uma das melhores formas de produzir conhecimento, pois é a partir daí que o educando terá a capacidade de compreender-se como um ser social. Esse trabalho é parte de nossos estudos realizados no grupo de estudos Gramsci e a formação do educador e no grupo de pesquisa Gramsci e a educação, ambos vinculados ao Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário - IMO/UECE e ao Centro de Educação - CED/UECE. Nossa metodologia foi a pesquisa bibliográfica, realizando um profundo estudo da obra em tela. Nesse caminho contamos ainda com intérpretes do pensamento freireano como Maphra e Fiori. Concluímos assim, que a referida obra é importante para aqueles que querem desenvolver um trabalho educativo aliado a um projeto de conscientização social, entendendo que a educação não é uma ação neutra. Pode tanto servir como instrumento transformador quanto reprodutor das estruturas econômicas e sociais.