Tratamos nesta pesquisa sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita com crianças de escola pública do bairro Vassouras, no Distrito de Taperuaba, Sobral, Ceará, a partir de uma experiência de um projeto de extensão denominado de "Nas férias também se aprende!" Atividade extensionista realizada com quatorze (14) acadêmicas e duas (02) professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, sede Sobral, cuja experiência ocorreu no período de férias escolares. Optamos pela pesquisa de caráter qualitativa com observações e análises das atividades de leitura e escrita realizadas pelas crianças participantes do projeto. Deram sustentáculo teórico aos estudos os seguintes autores: Cagliari (1995), Ferreiro (2010), Simonetti (2005), Soares (2003), Solé (1998), Teberosky (1994), VygotskY (1998), entre outros. Constatamos na investigação que as atividades lúdicas contribuem para a aprendizagem na área citada, que a linguagem é um processo que permite a interação e a cooperação entre os grupos sociais, que as atividades didático-pedagógicas devem ser variadas com diferentes gêneros textuais, atender as diferentes faixas etárias, ritmos de aprendizagens e o contexto social onde está inserida a criança.