AÇÃO MAIS EDUCAÇÃO: IMPACTOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE FORTALEZA

MARIA CRISTIANE LOPES DA SILVA

Co-autores: MARIA CRISTIANE LOPES DA SILVA, ANA PAULA SILVA FERREIRA GADELHA e CATARINA TAVARES SANTIAGO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Este ensaio pretende investigar os resultados impactantes da política de educação, configurada no Programa Mais Educação (PME), dentro de uma atividade ofertada pelo programa, específica para estudantes no recorte etário de 15 a 17 anos que ainda se encontram cursando o ensino fundamental, na rede pública estadual de Fortaleza. Atualmente, conta-se com um quantitativo significativo de instituições escolares que aderiram à proposta viabilizada pelo Ministério de Educação(MEC), visto que o PME é uma estratégia do Governo Federal que veio induzir a política de educação integral, visando desenvolver a ampliação de espaço e tempo escolar, possibilitando a melhoria da aprendizagem dos estudantes das escolas públicas. Partindo desse foco, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) buscou parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), por meio do Projeto Estudante Solidário, que faz parte do Programa de Bolsas de Estudos e Permanência Universitária (PBEPU), no qual os universitários bolsistas desse projeto vêm atuando como tutores do PME, notoriamente com a faixa etária referida. Neste sentido, viu-se a necessidade de analisar até que ponto essa proposição da política de educação se efetiva no ambiente escolar de forma a atender as dificuldades dos alunos no sentido da regulação da sua trajetória educativa, que é o fator crucial deste estudo. A pesquisa será realizada em seis escolas estaduais de Fortaleza. A estratégia que será utilizada é a abordagem não probabilística do tipo por conveniência, com aplicação de questionários e entrevistas. Apesar de entender que os desafios fazem parte do processo de investigação e que não se encerram nesse estudo, o intento dessa discussão revela-se como possibilidade de repensar essa política vista a uma educação pública de qualidade.

 

Palavras chave: Educação. Política Pública. Programa Mais Educação.