OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REALIDADE DOS DEFICIENTES INTELECTUAIS

VILMA SOARES DUARTE

Co-autores: LUZIETE OLIVEIRA SILVA RIBEIRO e ANA KARLA TRINDADE DE OLIVEIRA LIMA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Este trabalho apresenta relatos de estudos sobre aspectos históricos, sociais e culturais no âmbito da inclusão de pessoas com deficiência intelectual, salientando as dificuldades encontradas para a efetiva inclusão desses alunos e suas peculiaridades quanto ao processo de ensino e aprendizagem dentro da sala de aula regular, como também a importância da formação continuada dos profissionais que atuam no atendimento educacional especializado. Desenvolvido por alunas do curso de licenciatura de Pedagogia do Centro de Educação - CED da Universidade Estadual do Ceará - UECE. O trabalho objetivou compreender como se realiza a inclusão no ambiente da sala de aula regular, mediante observação dos profissionais e suas ações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em uma escola regular da rede pública municipal de Fortaleza apoiada pelo referencial teórico de Mazzota, Esther Lopes, Mantoam e textos normativos que regulamentam a educação especial e dão suporte a formação de professores para o ensino nas escolas regulares como também nas salas do atendimento educacional especial. Para isso, utilizamos como instrumento de pesquisa questionários e entrevistas semi estruturada, através dos quais podemos observar problematizar e refletir nosso objeto de estudo no desenvolver da pesquisa. Observamos como se dá o processo de inclusão, se esse de fato acontece, como acontece, e como se dá a relação escola-família no quesito "inclusão". Compreendemos que o trabalho em conjunto da escola, do professor e da família, traz resultados satisfatório no desenvolvimento das atividades para os alunos com deficiência intelectual. Constatamos também o empenho da equipe pedagógica na elaboração do planejamento coletivo, e o comprometimento dos professores da sala regular, e do profissional do atendimento especial, como fatores importantes para um melhor desenvolvimento dos alunos.