PRAÇA(S) GENERAL TIBÚRCIO: A CONSTRUÇÃO DE UM HERÓI PARA O CEARÁ (1887-1937)

KARLA CRISTINE RODRIGUES

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

A presente comunicação tem como objetivo perceber como se deu a construção da memória em torno do General Antônio Tibúrcio Ferreira de Sousa, general cearense que lutou da Guerra do Paraguai, percebendo qual relação entre o esforço de construção dessa memória e a própria escrita de uma História do Ceará. Perceber como essa memória foi sendo forjada no tempo, entendo que o caráter do passado está intrinsecamente ligado à maneira de como esse passado é apreendido.

Os movimentos de exaltação desse personagem são muito vivamente percebidos na época de sua morte, em 1887 até o seu centenário de nascimento em 1937. Quem foi "General Tibúrcio, o grande soldado e pensador" tão relembrado em certo período da História do Ceará? Várias instituições e pessoas se ocuparam em responder essa pergunta, seja publicando livros e revistas sobre o General, criando sala com temática principal no Museu do Ceará, dando seu nome à praças e construindo estátuas, como o colocando como tema principal de coluna em jornal. Todas essas ações promovidas por diversas instituições têm um caráter de homenagear, presentificar, e, sobretudo, construir a história desse herói. A ideia da pesquisa é através de um diálogo com a Histórica Social da Memória, pensar a construção desse herói, entendendo a História como uma narrativa que constrói uma representação sobre o passado.

 O Ceará também havia de ter seus heróis! Para esse recorte pensaremos alguns lugares de memória específicos relacionados à figura do General: a Praça General Tibúrcio no centro de Fortaleza, e um livro feito em homenagem ao centenário de nascimento do general. Algumas fontes para pensar a problemática são: jornal Libertador (1887 e 1888) que traz uma coluna chamada "Monumento Tibúrcio" entre demais notícias sobre o general e seus feitos, a própria praça e o monumento erigido nela e o livro "Tibúrcio, O Grande Soldado e Pensador" de Eusébio de Souza. Podemos falar então em intenções de memória que marcaram a construção em torno da figura do General Tibúrcio. "Cada época constrói sua memória e seus heróis (...). A memória lança mão de uma narrativa tradicional sobre o passado, explica a origem, os feitos e as glórias dos heróis."