O presente trabalho tem como objeto de estudo a construção da linha férrea localizada no Sertão Central cearense, especificamente na cidade de Quixadá. O objetivo geral do trabalho é compreender o impacto gerado no processo de construção da estação ferroviária ocorrida em 1891, problematizando o controle existente no espaço e no tempo, investigando a tentativa de modernização decorrente a implementação da mesma na cidade, possibilitando assim a travessia no território cearense, agravadas no período da seca. Essa linha foi construída inicialmente para unificar a cidade de Baturité, que era ponto final da produção de café no Ceará, à capital Fortaleza. Com o incremento da estrada de ferro foi possível ter um sólido desenvolvimento econômico proporcionado que Quixadá se igualasse a Quixeramobim como a principal cidade da região junto à Província. O movimento econômico, o aumento populacional, as relações de diversos interesses políticos, e a vinda do Presidente Getúlio Vargas, ocorrida em 1933, o transporte de pessoas e produtos, e a facilidade de se deslocar para a capital são pontos a serem abordados no desenvolvimento desse trabalho. A construção da via permitiu não apenas que Quixadá recebesse pessoas, mas também que os quixadaenses pudessem visitar a capital, esse intercâmbio foi importante para a evolução cultural do munícipio que não estava mais isolado, pois através da Estrada de Ferro permitiu integrar-se a outras localidades. Atualmente a via ferroviária encontra-se desativada, mas conhecer sua história é de fundamental importância para entendermos o crescimento da cidade de Quixadá, a modernidade, o progresso e as mudanças progressivas ocorridas no processo histórico.