Liberalino Saldanha Lima Junior
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Neste trabalho, analisamos quais as representações feitas sobre o Brasil no filme "Mauá - O Imperador e o Rei" (1999). O contexto abordado é o do Segundo Império brasileiro onde são representadas cenas que enfocam a atuação da maçonaria e a dinâmica escravocrata, por exemplo. Em linhas gerais, a película conta a história dos sucessos e reveses do Barão de Mauá desde sua infância até a sua maturidade. Através das análises podemos destacar a existência de conflitos entre os projetos que tinham por objetivo promover o desenvolvimento brasileiro, com a construção de indústrias, ferrovias, companhias de iluminação, criação de bancos e etc. Ao lado desses planejamentos havia o embate com os setores conservadores do Império contrários aos ideais modernizadores cultivados pelo Barão de Mauá. Para uma maior compreensão das relações existentes entre Cinema e História, dialogamos, em especial nesse trabalho, com as contribuições teóricas de Marc Ferro, principalmente, no que diz respeito a dois aspectos: primeiro a leitura histórica do filme, isto é, a utilização da película como fonte histórica e em segundo uma leitura cinematográfica da história, ou seja, a análise da narrativa feita pelo filme sobre o contexto histórico abordado. Utilizamos como fonte primária o filme e também as reportagens, entrevistas e críticas produzidas sobre o mesmo. Selecionamos também uma obra biográfica sobre Mauá produzida por Jorge Caldeira sendo trabalhada, assim, como uma fonte secundária para que possamos ampliar o entendimento sobre o personagem principal e paralelamente realizar analogias entre o recurso cinematográfico e a obra escrita. Identificamos que muitas das questões abordadas pelo filme fazem menção ao período na qual foi feito, ou seja, na época em que o Brasil era governado por Fernando Henrique Cardoso. Por isso, temas relacionados ao desenvolvimento do país tendo como base a participação de setores privados sem a atuação do Estado permanecem como uma característica dessa película. Sendo assim, procuramos examinar e refletir de acordo com Marc Ferro, essas duas leituras possíveis sobre o filme, ou seja, a histórica e a cinematográfica. Lembrando que para a execução dessa atividade torna-se relevante o estudo de obras historiográficas e outros materiais sobre a temática abordada pelo filme para com isso ampliar as análises e organizar as analogias, verificando, dessa forma, as intencionalidades da produção fílmica.