O trabalho foi elaborado a partir da experiência vivida na realização de um pré-estágio, oferecido pela disciplina de Metodologia do Ensino de História, feito na Escola de Ensino Fundamental Deputado Flávio Portela Marcílio, na cidade de Quixadá-CE, em quatro aulas de História nas turmas dos 6° anos A e C. Objetivamos a partir desta observação, analisar e compreender, procedimentos metodológicos e práticas utilizadas pelo educador, assim como também perceber a relação entre educador-educandos dentro do ambiente escolar, relação esta que faz total diferença no processo de ensino e aprendizagem, pois partindo da realidade e necessidade de cada um é que o educador vai adaptando seus exercícios às necessidades dos educandos. Observamos, também, a questão teoria e prática adotadas em sala de aula, percebendo que ambas andam juntas e que através dessa união o ensino pode se tornar mais produtivo e dinâmico, num ambiente em que o educando tenha liberdade para expor seus conhecimentos e suas ideias, tornando-se assim um ser ativo. Com relação às metodologias, apresentamos reflexão sobre alguns métodos práticos que devem ser utilizados pelos educadores, métodos esses que de uma forma simples, porém muito proveitosa, ajudam bastante na hora de inovar, pois os educandos a priori estão aptos á aderirem novos métodos, o que muito favorece o pensar historicamente.