RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA NOVA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Antônio José Melo de Queiroz
Graduando em Licenciatura Plena em Matemática
FECLESC/UECE
Tonymelo28@yahoo.com.br
O presente trabalho de pesquisa teve como objetivos investigar um pouco sobre a história da Educação Matemática no Brasil. Investigar em especial uma das novas tendências ao ensino da matemática que é a resolução de problemas. Traçar as principais características, vantagens e desvantagens da aplicação desta nova metodologia em sala de aula. Os principais autores utilizados na pesquisa foram Dante (2003) que traz várias dicas e conceitos da resolução de problemas em sala de aula. Polya (1995) considerado o pai da resolução de problemas, Pozo (1998) conceituando muitos pontos desta nova metodologia. A pesquisa apresentada neste artigo foi bibliográfica, ou seja, pesquisa realizada apenas com embasamento teórico, sem a parte empírica. Como conclusões desta pesquisa pode-se analisar que todos os teóricos estudados defendem a utilização da resolução de problemas em aulas de matemática como uma nova forma de despertar o interesse dos alunos, de atrair mais sua atenção, de trabalhar menos os algoritmos e fórmulas e de trabalhar uma matemática com mais significado real e com mais aplicações. Conclui-se também que a resolução de problemas, como toda atividade docente, deve ser planejada e bem preparada para não tomar rumos inadequados.
Palavras-chave: Resolução de problemas, matemática, educação matemática.