A PRAÇA DO FERREIRA DE ÍCONE A MARCO HISTÓRICO - A CAMPANHA ELEJA FORTALEZA.

ANA PAULA PEREIRA COSTA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Pensar num ícone que simbolize uma cidade nos leva a crer que o mesmo represente uma das possíveis identidades que esta cidade possui, dentre as inúmeras que fazem parte de sua configuração. Esta pesquisa, parte de minha monografia, visa tentar mostrar como a campanha "Eleja Fortaleza" promovida, entre os meses de julho a setembro de 2001, pelo Banco Itaú em parceria com o Sistema Verdes Mares de Comunicação e com o apoio da Prefeitura de Fortaleza na gestão do então prefeito, Juracy Magalhães. Nessa campanha, circularam um total de um milhão e meio de cédulas impressas no jornal Diário do Nordeste, as quais eram depositadas nas várias urnas espalhadas pela cidade, mobilizando a população da cidade e os visitantes na escolha desse símbolo representativo de nossa capital. Para tal a análise do jornal Diário do Nordeste veiculador da campanha torna-se de fundamental importância para compreendermos como esse processo se desenvolveu, bem como os conceitos de patrimônio e representação integrantes do arcabouço da História Cultural. Decorrente da escolha da Praça do Ferreira como ícone de nossa capital pela maioria dos votos a Prefeitura de Fortaleza a declarou como marco histórico e patrimonial da cidade no mês de dezembro do mesmo ano.