A GUERRA CHEGA AO BRASIL: A INSTALAÇÃO DA BASE MILITAR NORTE-AMERICANA EM TERRAS ALENCARINAS (1942-1945).

REVERSON NASCIMENTO PAULA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A GUERRA CHEGA AO BRASIL: A INSTALAÇÃO DA BASE MILITAR NORTE-AMERICANA EM TERRAS ALENCARINAS (1942-1945).

 

Reverson Nascimento Paula

Graduando em História - UECE

reverson_nascimento@hotmail.com

 

A Segunda Guerra Mundial durou de 1939 a 1945. Este conflito dividiu as nações do mundo em duas alianças militares opostas: os Aliados (Estados Unidos, Império Britânico e União Soviética) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

O Brasil estava sendo comandado por um regime ditatorial simpático ao modelo fascista (o Estado Novo getulista), porém isso mudou, e o Brasil aderiu a Guerra junto aos Aliados. Após meses de torpedeamento de navios brasileiros, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista, em 1942. A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945.

Tentaremos compreender as transformações ocorridas na cidade de Fortaleza durante a segunda metade do século XX. A partir da introdução da "cultura capitalista" tentarão ser percebidas modificações nos hábitos e costumes dos cidadãos fortalezenses, centrado nos indícios das intervenções civilizadoras e nas transformações das práticas urbanas, tendo como linha de pensamento a instalação de uma hegemonia cultural capitalista (norte-americana) na qual se deu no período da Segunda Grande Guerra mundial, mais precisamente de 1942 a 1945.

Analisaremos as influencias trazida pelos norte-americanos que para aqui vieram com a instalação da base militar durante a Segunda Guerra Mundial, e acabaram transformando o espaço de sociabilidade, os hábitos, os costumes, as normas de conduta, a vida cotidiana, mediante as alterações na rotina e no pensar a sociabilidade da cidade.

 

PALAVRAS-CHAVE: GUERRA-FORTALEZA-COSTUMES