O presente trabalho é fruto do Projeto de Pesquisa intitulado "A formação de leitores no ciberespaço", que tem como objetivo analisar a presença do texto literário no meio virtual. Mediante o fato de que a literatura no contexto contemporâneo dialoga com outras linguagens (vídeos ou músicas, ilustrações, recursos auditivos), principalmente no que se refere ao ambiente virtual, objetiva-se destacar as contribuições desses recursos audio-visuais para o trabalho com a literatura, principalmente no que se refere a literatura dita canônica. Portanto, pretende-se enfatizar neste trabalho, as múltiplas faces que o ambiente virtual se desdobra para atrair leitores para a leitura de textos literários. Utiliza-se como aparato metodológico a própria coleta de dados em sites e blogs que tratam de autores canônicos.Tendo como embasamento teórico os estudos de Chartier (1999); Levy (1996); Canclini (2008), dentre outros. A partir das leituras realizadas e da própria investigação no que se refere a analisar as formas dinamizadas de chamar a atenção do leitor para o texto literário, pode-se constatar uma preocupação por parte dessas redes virtuais em contribuir com a difusão da literatura.