O objetivo deste projeto de pesquisa é verificar qual ou quais bases teórico-metodológicas fundamentam as atividades propostas em livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental II para, a partir do levantamento feito, propor atividades que também levem em conta os pressupostos apregoados pela linguística cognitiva, baseados nos trabalhos elaborados por Lakoff e colaboradores a partir de 1980. Nossa hipótese inicial é a de que a maioria dos exercícios propostos nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental II despreza o contexto sociocognitivo no qual o educando está inserido. Para que tal projeto de pesquisa possa ser concretizado, foram selecionados quatro livros didáticos de língua portuguesa do 6º ano do ensino fundamental II, adotados nas escolas públicas e privadas no município de Quixadá - CE, local onde residimos. A escolha do 6º ano deveu-se por acreditarmos que em tal ano, sendo um ano de transição do ensino fundamental I para o ensino fundamental II, o educando já possa ser capaz de dominar com proficiência a leitura e a escrita em língua vernácula, devendo a partir de então ser estimulado a realizar atividades que privilegiem seu senso crítico e que estejam ligadas à sua realidade. Acreditamos que, ao final da pesquisa, possamos apresentar atividades que poderão vir a despertar mais o interesse do educando em seu processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que tal prática estará voltada para um ensino conectado aos fatos mundanos e não deles dissociado, como estamos percebendo ser a prática atual.