PRODUÇÃO TEXTUAL EM AVALIAÇÕES ESCRITAS DE ESPANHOL/LE: COM OU SEM PROPÓSITO COMUNICATIVO E AUDIÊNCIA?

HIRAN NOGUEIRA MOREIRA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

PRODUÇÃO TEXTUAL EM AVALIAÇÕES ESCRITAS DE ESPANHOL/LE: COM OU SEM PROPÓSITO COMUNICATIVO E AUDIÊNCIA?

Hiran Nogueira Moreira

Mestrando em Linguística Aplicada

hiranbrasil@yahoo.com.br

UECE

 

O ensino da habilidade escrita em uma língua estrangeira pode ter como perspectiva o foco gramatical ou comunicativo. Este estudo piloto parte da hipótese que a abordagem funcional e comunicativa de ensino da escrita é a mais pertinente e necessária para o estudante aprender a comunicar-se nos seus diversos contextos sociais. Nesse sentido, guiados pelos estudos sobre o ensino da escrita de Flower e Hayes (2000), Cassany (1990), Serafini (1987) e Vieira (2000 e 2005), pretendemos analisar as propostas de produção textual em avaliações escritas de Espanhol/LE de um curso livre de Fortaleza, buscando ver se em tais propostas há instruções de escrita com propósito comunicativo e audiência definidos e claros, já que esses dois elementos são fundamentais em um enfoque funcional e comunicativo do ensino da expressão escrita. Após observar criticamente onze avaliações escritas, de três professores, encontramos que há muitas instruções de escrita genéricas e sem audiência. O que pode comprometer o aprendizado da escrita como ato comunicativo.