RPG: JOGANDO NA HISTÓRIA UMA INVESTIGAÇÃO DE PRÁTICAS CULTURAIS DOS JOVENS NO BRASIL NOS ANOS 1990-2000

OSMAR WILKER FREIRES SOARES

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

RPG: JOGANDO NA HISTÓRIA

UMA INVESTIGAÇÃO DE PRÁTICAS CULTURAIS DOS JOVENS NO BRASIL NOS ANOS 1990-2000

 

 

Osmar Wilker Freires Soares

Graduando

UECE

wilker_musica@hotmail.com[1]

 Edmilson Alves Maia Júnior (orientador)

Doutorando

UECE

edmilsonamjr@hotmail.com

 

GT 13 - História, Sociedade, Memória e Ensino

 

 

PALAVRAS CHAVES: JOGO, CULTURA, IDENTIDADE, INSTITUCIONALIZAÇÂO

 

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo analisar as praticas culturais dos jovens no Brasil na década de 1990 a 2000 no que se refere ao jogar RPG e a formação de comunidades, e as possibilidades de auto-afirmação dos jovens perante a sociedade em torno do jogo. O RPG é um jogo tradicionalmente de tabuleiro, mas que posteriormente transcende a plataforma, surgiu nos Estados Unidos na década de 1970 trazendo temas que criticavam a sociedade, criando várias distopias relacionadas ao futuro da sociedade e os rumos que tomava. Diferente dos Estados, no Brasil o RPG surge na década de 1990 e é visto com bons olhos pela sociedade, acreditamos que este fato foi fruto do esforço das editoras de revistas no processo de institucionalização do jogo. A formação dessas comunidades vêm na esteira do que Zygmunt Bauman chama de Modernidade Liquida. Dissolução de antigos valores e instituições e formação de novos, mas efêmeros e rapidamente substituídos, comunidades estas utilizadas para a escolha da identidade dos jovens carregados de individualidade deste período. Nossa pesquisa se identifica no que chamamos de História Cultural, e as principais fontes utilizadas serão as revistas publicas periodicamente ao longo da década de 1990 nos possibilitando uma analise cronológica do movimento, como também relatos de jogadores coletados da pesquisa feita por Andrea Pavão (2000). Trataremos principalmente do processo de institucionalização do jogo feito pelas revistas como também pelos jogadores, bem como os conflitos que se sucederam na construção da imagem do RPG e identidade dos RPGistas que se utilizaram da dinâmica e a função social que o jogo tem na sociedade.

 


[1] Graduando do curso de História / 7º Semestre, na Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Universidade Estadual do Ceará (UECE).