A discussão sobre política não é uma tarefa fácil, pois implica o conhecimento ou entendimento prévio de alguns aspectos. Para discutirmos política educacional precisamos saber em que esfera de poder se concentra a responsabilidade pelo financiamento, planejamento, gestão, para posteriormente se questionar se essa esfera está ou não implementando políticas condizentes com a necessidade que cada setor exige. O processo de compreensão da política de Estado implica a análise do conceito deste termo. Este trabalho é fruto da disciplina de Política e Planejamento Educacional e pretende refletir sobre a concepção de Estado, bem como, busca distinguir políticas de Estado de políticas de governo. O texto traz, ainda, uma breve reflexão sobre o atual contexto político de crise do capital e do papel do Estado no andamento da política educacional. Acredita-se que o entendimento do conceito de Estado e de suas funções possa facilitar a compreensão e avaliação das políticas públicas sociais implementadas por um determinado governo. O estudo se baseou em análise bibliográfica, em que numa perspectiva qualitativa buscou-se encontrar suporte em autores como Dermeval Saviani, mészaros, entre outros. Verificou-se que políticas de Estado diferem de políticas de governo, e que ambas são comumente confundidas. Constatou-se que para entender o rumo das políticas de Estado para a educação brasileira, é preciso antes compreender o conceito de Estado, evidenciando-se a necessidade de pesquisas voltadas à compreensão e à materialização dessas políticas.