O presente trabalho tem o objetivo de relatar nossa experiência no Programa de Monitoria Acadêmica (PROMAC) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no ano letivo de 2011, em que está sendo exercida monitoria na disciplina Literatura Brasileira: Poesia, no Curso de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Um dos desafios diante da disciplina em questão é à falta de prática dos alunos diante da leitura do texto poético, principalmente em seus aspectos melódicos (relativo à musicalidade), fanopeicos (relativo à imagem) e logopeicos (relativo à ideia), de acordo com Ezra Pound (2003), aspectos que requerem do leitor uma interação mais demorada com o texto literário e a adoção de metodologias de leitura. Além disso, a maioria dos estudantes nesta disciplina apresenta grande bloqueio na interpretação da poesia porque faltam-lhe leituras teóricas sobre poesia e leituras voltadas para a estética dos poetas. O resultado disso é um alto índice de alunos não aprovados por média, submetidos, portanto, ao Exame Final, dos quais alguns saem reprovados, apesar da pouca exigência do Exame final, já que o aluno tem que atingir a media final 5,0. Partes desse problema poderiam ser resolvidos com a freqüência dos alunos nos encontros da monitoria acadêmica, atividade pouco valorizada pelos próprios alunos da disciplina de Poesia brasileira, talvez porque subestimam a potencialidade comunicativa e o valor do texto poético, resquícios de uma mentalidade escolar que não valorizam a arte e as experiências lúdicas, porque não têm uma finalidade utilitária. Este trabalho, portanto, é uma proposta de reflexão sobre a leitura do texto poético na experiência de monitoria com a disciplina Literatura brasileira: poesia, buscando pensar modos de superar os desafios que impedem os alunos de interagir com esse texto e com a monitoria acadêmica nessa área.