O PAPEL DA EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL DO ADOLESCENTE
Francisco Lucas Cavalcante Barreto (Autor)
Acadêmico de Física da FECLI-UECE
lucascavalcantebarreto@yahoo.com.br
Maria Luana Barreto Cavalcante (Co-autora)
Acadêmica do 6° semestre em enfermagem na URCA-CAI
mluanabcavalcante@hotmail.com
Ana Cristina de Oliveira e Silva (Orientadora)
Professora Especialista em Hematologia e Hemoterapia da UECE e da URCA.
cristina_falconi@yahoo.com.br
Todos os ambientes que cercam o convívio dos adolescentes são importantes para o seu crescimento e desenvolvimento, em especial a família e a escola, que tem como uma de suas funções a de despertar a consciência de existência do indivíduo e estabelecer as relações entre ele, às outras pessoas e também seu ambiente. Nos primeiros anos de vida escolar ocorre a socialização do ser proporcionado pelo encontro com um grupo diferente da família e que apresenta realidades sociais comportamentais diversas das que o aluno trouxe de casa. Essa instituição é considerada por alguns como o espaço de transição entre o mundo de casa e o mundo mais amplo. Portanto, a cultura escolar configura e é instituente de práticas socioculturais (inclusive comportamentais) mais amplos que ultrapassam as fronteiras da escola em si mesma. Compreender a adolescência é estar atento ás amplas mudanças que se inscrevem neste estágio, valorizando os contextos que as modelam e tornam significativas, dessa forma a educação que esse aluno recebe na escola irá interferir na formação individual e no futuro profissional em que o mesmo irá se tornar. Este trabalho teve como objetivo descrever o conhecimento científico sobre o papel da educação para a formação biopsicossocial do adolescente. O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo e de cunho descritivo, onde se considerou a importância de proporcionar um maior conhecimento sobre a educação na adolescência.
Palavras-Chave: Adolescente; Educação; Profissional.