VIVENDO A PRÁTICA E A TEORIA DA HISTÓRIA: OS PRIMEIROS PASSOS TRILHADOS NA DOCÊNCIA (MILHÃ-CE, 2010)

ROK SÔNIA NAIÁRIA DE OLIVEIRA

Co-autores: ANTÔNIA NATÁLIA DE LIMA e SANDER CRUZ CASTELO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

A presente pesquisa é parte integrante da disciplina Prática Docente I, ministrada pelo professor Dr. Sander Cruz Castelo, no curso de História da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central- FECLESC/UECE. Tem por finalidade expor a metodologia aplicada durante a regência vivenciada na Escola de Ensino Fundamental e Médio Euclides Pinheiro de Andrade em Milhã Ceará na turma de Nono Ano bem como apresentar a cultura escolar, descrevendo a escola quanto sua Localização, sua História, Concepção, Objetivos da Disciplina de História, como ocorre o Planejamento, Avaliação e etc. O trabalho é uma reflexão da teoria vista no cenário acadêmico e a prática vivenciada em sala de aula durante o estágio. Partindo da premissa de que o estágio é um espaço de análise, investigação e reflexão, entendemos este como um momento propício para pensar sobre nossa escolha profissional. É míster destacar que a experiência foi desenvolvida em três partes correlacionadas observação, participação e regência. Partiu-se do conhecimento prévio da realidade da escola e em seguida da atuação e intervenção no ambiente escolar.