REPRESENTAÇÕES IMAGÉTICAS: UMA LEITURA DAS ICONOGRAFIAS DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO CEARÁ.
Antônia Natália de Lima. FECLESC/UECE[1]
(Orientadora) Isaíde Bandeira da Silva. FECLESC/UECE[2]
RESUMO: A presente pesquisa tem por escopo expor os resultados prévios da pesquisa ainda em andamento cujo título é "A História do Ceará nos Livros Didáticos: permanências e transformações na transição do século XX para o XXI (1985 a 2011)". Temos por intento realizar análises dos textos, atividades e imagens de livros de História do Ceará que estejam dentro do período citado. O trabalho discute quais são as temáticas iconográficas que aparece no livro didático (LD) de história do Ceará. Compreendemos que o LD oferece ao leitor outras linguagens além da escrita, para a leitura da História bem como novas maneiras para se construir o conhecimento. É nosso propósito, perceber que tipo de visão estas iconografias expõe, e analisar que rostos e quais os acontecimentos históricos que têm estampado as páginas do LD e como elas/es aparecem. Percebendo o livro como um suporte pedagógico multifacetado, buscamos compreender suas peculiaridades pertencentes à discussão das imagens. Apresentamos em forma de gráfico e tabela o percentual de aparecimento de cada sujeito presentes nos livros didáticos: "construindo o Ceará" de Simone de Souza; "O meu Ceará: estudos sociais" de Valdelice Carneiro Girão e Cybelle Pompeu de Souza Brasil; "Ceará: História para a construção da cidadania" de Marlene Corrêa e "Meu Estado Ceará" de Venicius Wagner Nogueira de Moura, Marlene Ordoñez e Geraldo Sales. E por fim analisamos como são feitas essas representações nos livros analisados.
Palavras-chave: Livro didático. História do Ceará. Iconografia.
[1] Aluna do 8° Semestre de História da FECLESC/UECE, bolsista FUNCAP e membro do grupo de pesquisa: História, Sociedade, Memória e Ensino.
[2] Professora Doutora da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central FECLESC/UECE e coordenadora do grupo de pesquisa: História, Sociedade, Memória e Ensino.