A HISTÓRIA DO CEARÁ EM FOCO: ANÁLISE TEXTUAL DE LIVROS DIDÁTICOS (1985-2011).

ROK SÔNIA NAIÁRIA DE OLIVEIRA

Co-autores: ISAÍDE BANDEIRA DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

O presente trabalho é parte integrante de uma pesquisa mais ampla intitulada, "A História do Ceará nos Livros Didáticos: Permanências e transformações na transição do século XX para o XXI (1985 a 2011)". Nosso atual intuito é apresentar os resultados prévios da pesquisa, tendo como referência a análise dos textos base de dois livros didáticos de história do Ceará: "Ceará: história para a construção da cidadania" de Marlene Corrêa (2001) e "Construindo o Ceará: História", organizado por Simone de Souza (2010). Bem como de dois livros de estudos sociais que focam na História local: "Ceará: estudos sociais: livro do professor" de Vinícius Wagner Nogueira de Moura e Marlene Ordoñez (1995) e "O meu Ceará: Estudos Sociais", de Valdelice Carneiro Girão e Cybelle Pompeu de Souza Brasil. A principal finalidade no que tange à escrita é compreender como se caracteriza a abordagem histórica perpetrada pelos autores, realizando ainda uma distribuição por temáticas elencadas da seguinte maneira: datas/fatos e grandes nomes, críticas, problemáticas, cultura regional e induz preconceito. Deste modo a partir dos dados coletados produzimos gráficos para exemplificar melhor o caráter da obra, e posteriormente realizamos um trabalho reflexivo a partir das principais temáticas abordadas, no intuito de perceber como a história do Ceará é contada, que relevância ela tem nas obras, e como os autores se posicionam diante dos fatos. Nosso trabalho é pautado na utilização do Livro didático como uma fonte de pesquisa inexaurível, impregnada de conhecimentos, documentos e ideologias, sendo ainda hoje, mesmo em meio às novas tecnologias, um dos mecanismos de ensino/aprendizagem mais utilizados dentro da sala de aula.