ANALISAR AS IMAGENS DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO CEARÁ: UM DIÁLOGO IMPORTANTE
Luciana Maria P. Fernandes[1]
Luxinha7@hotmail.com
Prof. Dra. Isaíde Bandeira da Silva (orientadora).
Isaidebandeira@gmail.com
FECLESC/ UECE
RESUMO
Com a presente pesquisa busca-se encarar o livro didático de História do Ceará como uma fonte histórica e perceber as permanências e transformações nesse material na virada do século XX para o XXI. Os livros "História: Ceará", de autoria de Renata Paiva e "Construindo o Ceará", de Ricardo Oriá, Simone de Sousa e Zenilde Amora, e "Caminhando Ceará", de Marlene Corrêa nos quais já realizamos um trabalho de análise iconográfica elencando seus diversos eixos temáticos, como por exemplo, o negro, o índio e etc são o nosso foco de estudo. A primeira obra, que data do ano de 2008 oferece ao professor subsídios suficientes em se tratando de imagens para que se produza juntamente com os educandos uma noção de conhecimento Histórico como processo construído por inúmeros sujeitos, inclusive os próprios alunos, através da compreensão da realidade vivenciada no estado do Ceará, e é fundamental compará-la com as outras obras analisadas, que são do ano de 1994 e foram produzidas em outro contexto educacional, onde o livro de História tinha algumas diferenças notáveis em seu texto e principalmente nas imagens, daí não nos cabendo julgar e sim compreendê-las, e entender através dos elementos que a pesquisa nos forneceu a disparidade entre os mesmos em pouco mais de uma década, desvendando assim um pouco mais do universo de análise que o livro didático nos oferece.
Palavras Chave: História do Ceará, Imagens, Livro Didático.
[1] Graduanda do curso de História da FECLESC cursando o 5° semestre, bolsista FUNCAP de iniciação científica.