UMA ANÁLISE DOS MOTIVOS PELOS QUAIS OS ALUNOS NÃO APRENDEM AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS

LUCIANA MAGALHÃES BASTOS

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

UMA ANÁLISE DOS MOTIVOS PELOS QUAIS OS ALUNOS NÃO APRENDEM AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS

 

 

Luciana Magalhães Bastos[1]

Francisco Edisom Eugenio de Sousa[2]

 

 

 

RESUMO

 

Este artigo trata de alguns aspectos históricos referentes à estrutura lógica das quatro operações matemáticas consideradas fundamentais e tem como objetivo fazer uma discussão acerca da importância do conhecimento da lógica inerente às quatro operações, como forma de melhor compreendê-las. Utilizamos como fundamentação teórica os PCNs (BRASIL, 2008), que trazem uma discussão sobre as dificuldades existentes em relação ao ensino dos conteúdos matemáticos básicos e propõem alternativas metodológicas para superá-las; Ifrah (2005), que discute a história do número; e Lorenzato (2008), que trata da importância da utilização de materiais concretos no ensino de Matemática. A pesquisa teve um caráter bibliográfico e consideramos que os alunos não aprendem as operações por não compreenderem sua lógica, o que as tornam sem sentido. Uma criança que não tiver uma ampla compreensão da lógica das operações não tem condições de compreender seus algoritmos, nem mesmo sabendo a tabuada.

 

Palavras-Chave: Operações Fundamentais - Lógica - Compreensão.

 


[1] Graduanda em Matemática pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC - UECE; lucy.bastos@hotmail.com.

[2] Mestre em Educação Brasileira. Professor da UECE, lotado na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), e da Prefeitura Municipal de Quixadá; edisomeugenio@yahoo.com.br.