RESUMO
O presente trabalho analisou os livros didáticos, "História, Ceará", "Caminhando Ceará: estudos sociais: estados e municípios" e "Construindo o Ceará" no que diz respeito aos seus textos bases, como parte do projeto de pesquisa: "A História do Ceará nos Livros Didáticos: Permanências e transformações na transição do século XX para o XXI (1985 a 2011)", com o objetivo de perceber como a História Regional foi sendo contado nos livros neste período de mudanças. Percebeu-se então nas obras analisadas uma distinção entre elas no que se trata das abordagens históricas, os ditos "heróis", as datas e as problematizações. Nos livros com a abordagem tradicional destaca-se a história dos grandes nomes e acontecimentos do estado, já nos mais recentes o Ceará aparece com uma perspectiva social, possibilitando enxergar as diferentes realidades e formas de vida do Estado. Alguns autores optaram por contar uma história tradicional e outros buscaram olhares diferentes e dentro destas mudanças fica claro como o professor tem que interagir com os alunos para que a história do Ceará não acabe sendo contada de forma seqüenciada e sem a valorização dos sujeitos históricos e como é importante que os alunos discutam e acrescentem suas experiências vividas para os debates que os livros analisados sempre colocam, mesmo nos mais objetivos é possível perceber este espaço para os momentos de acréscimos nas discussões em sala de aula.