O presente artigo analisa a partir de fatores considerados relevantes, como a inclusão e exclusão digital, a desigualdade reproduzida pelas Novas Tecnologias da Informação e Comunicação - NTIC's, que se caracterizam como produtos do sistema capitalista e, que se encontram inseridas na educação por meio de ferramentas digitais, como o rádio web, considerado como instrumento provocador do processo de ensino-aprendizagem. A análise foi realizada a partir da visão de Mattos (2006), que mantém um discurso acerca do que ele determina de "sociedade da informação", no qual identifica dois polos: os digitalmente incluídos e os digitalmente excluídos, que são respectivamente os que têm e os que não têm acesso à informação. A partir do que foi visto em estudos bibliográficos, levantamos a seguinte questão: porque o rádio web intuído a servir de instrumento provocador do processo de ensino-aprendizagem, torna-se um facilitador da desigualdade digital? Percebe-se a influência da dinâmica capitalista quanto a desigualdade no que diz respeito a aquisição de equipamentos que facilitam o funcionamento de ferramentas como o rádio web.