DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO: UMA ANÁLISE INTRODUTÓRIA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, CAPITALISMO E O ESTADO.

CELECIANO DA SILVA FERREIRA

Co-autores: JOÃO BOSCO DE SOUZA LIMA e MAYANE ALMEIDA DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

O presente trabalho pretende discutir a democratização do ensino, fazendo uma análise na relação entre as políticas educacionais, o capitalismo e o Estado. Para tanto, foi fundamental a realização de uma pesquisa bibliográfica. Pretende-se aqui discutir como as políticas públicas educacionais, o capitalismo e o Estado influenciam na democratização da educação brasileira. Tem como objetivo geral, analisar a influência do capitalismo, do Estado e das políticas educacionais na democratização do ensino, e tem como objetivos específicos, elaborar uma reflexão crítica sobre a democratização do ensino na contemporaneidade e entender o funcionamento do sistema educacional na sociedade. Foi fundamental a leitura das autoras, Sonia M. Portella Kruppa (1994), Sofia Lerche Vieira (2008) e José Carlos Libâneo (1994), dentre outros. Percebe-se que o ensino no Brasil sempre recebeu a influência das políticas educacionais, do capitalismo e do estado. A investigação percebe que, o sistema capitalista divide o ensino, de um lado para aqueles que têm uma boa condição financeira, que terá uma educação de qualidade e duvidosa, e de um lado, aqueles que não têm condições, pois conseguirá um ensino precário e o Estado deve se posicionar para garantir uma boa educação para todos. As políticas educacionais são essências para uma educação de qualidade, pois são a partir delas que entram ações necessárias nas escolas. Entretanto, um ensino democrático infelizmente ainda não se efetivou, muitas crianças e jovens não tem uma educação de qualidade. Muitas escolas da zona rural não têm uma infraestrutura adequada para atender a toda a demanda.