O presente trabalho foi proposto como conclusão da disciplina Prática Docente II, do curso de História, da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc/Uece). O artigo Refletindo sobre o ensino de História: Experiências didáticas na Escola de Ensino Médio Almir Pinto (Aracoiaba-Ce), foi elaborado a partir do estágio realizado na turma do 3º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio Almir Pinto, de Aracoiaba-Ce, entre 09/05/2011 e 21/06/2011. O artigo proposto pretende desenvolver problemáticas a partir das experiências da iniciação à docência vividas em sala de aula. Tomando o espaço da sala de aula como um lugar onde a diversidade de ideias e conflitos estão em constante movimento, objetivou-se estabelecer um olhar sobre as micro (a escola e a própria sala de aula) e macro-estruturas sociais (cidade e bairro). As problemáticas propostas visam perceber: quais interesses e motivações possibilitam um diálogo comum entre os educandos; quais os motivos de determinados conflitos em sala de aula; o que a disciplina de História tem a haver com tais conflitos; e como pautar a prática docente a partir das realidades vividas pelos discentes. A ideia central do trabalho é desenvolver um olhar em torno das práticas discentes no cotidiano escolar, tomando como reflexos de tais práticas as vivências sociais de cada educando. A partir de tal percepção, cabe problematizar e estabelecer novas possibilidades teórico-metodológicas em sala de aula, já que "o ato de educar é um desafio constante" (NETO, 2005, p. 57).