Resumo:
O presente trabalho tem como título "As Tendências Pedagógicas e a Relação Professor-Aluno", na qual o mesmo tem grande relevância para a área educacional, por refletir sobre dois aspectos muito importantes para o processo de ensino-aprendizagem, ou seja, as Tendências Pedagógicas que norteiam a pratica educacional e a relação professor-aluno, que deve ser favorável. A problemática consiste em verificar se os professores estão conscientes das Tendências Pedagógicas que direcionam sua prática na Educação Infantil e se as mesmas trazem influências sobre a relação professor-aluno. Dessa forma, objetivou-se realizar uma análise e reflexão sobre as implicações das Tendências Pedagógicas na relação professor-aluno, abordando o contexto histórico em que se deu o surgimento das tendências, bem como, o papel da escola, os conteúdos e os métodos de ensino, os pressupostos de aprendizagem, as manifestações na prática escolar e o relacionamento professor-aluno. Baseando-se em uma Pesquisa Bibliográfica, qualitativa e no Estudo de Caso, buscou-se suporte em autores como Libâneo (1982), Maria Angélica (1997) e Luckesi (1994). Esta pesquisa foi realizada em uma Escola Pública de Ensino Infantil, localizada na cidade de Quixadá, em que tive uma amostragem de três professoras da Educação Infantil, na qual apliquei um questionário e realizei observações nas salas de aula, com o objetivo de verificar se o professor utiliza alguma tendência e qual a relação do mesmo com os alunos. Diante dos resultados finais é possível evidenciar que as Tendências Pedagógicas tem uma forte influência sobre a relação professor-aluno, na qual dependendo do tipo de tendência que o docente se fundamenta este pode ter uma relação favorável ou não com seus alunos.