COTIDIANO ESCOLAR E APRENDIZAGEM HISTÓRICA: OS USOS DO CINEMA NA SALA DE AULA.

ANTONIA NATALIA DE LIMA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

COTIDIANO ESCOLAR E APRENDIZAGEM HISTÓRICA: OS USOS DO CINEMA NA SALA DE AULA.

 

 

Antônia Natália de Lima[1]

FECLESC/UECE

E-mail: natylimaphn@hotmail.com

Orientador: Dr. Sander Cruz Castelo

FECLESC/UECE

 

 

 

Este trabalho discorre sobre a inserção do cinema no processo ensino aprendizagem da E. E F. Cleonice Bezerra Pinheiro Rosa (Milhã-Ce). Temos como objeto de estudo, as práticas escolares envoltas ao cinema. Partimos da premissa que estudar o universo escolar é pesquisar as práticas escolares, os modos como os alunos e professores lidam com os recursos midiáticos. Vemos a sala de aula como o lócus onde essas práticas são vivenciadas, onde são construídos os novos saberes tendo como parâmetro a reflexão e a problematização da realidade a qual a escola está inserida. Temos como finalidade compreender qual a função pedagógica do cinema no ensino de história e qual a apropriação deste, dentro da sala de aula feita por alunos e professores. Com base nisso, adotamos como procedimentos metodológicos o acompanhamento de aulas, interpretação e análise das mesmas bem como entrevista semi-estruturada com a professora de história da escola pesquisada. Temos como fonte a gravação das aulas, o livro didático, documentos da escola dentre outros.

 

Palavras- Chave: cultura escolar; cinema; ensino de história.

 

 

 


[1] Aluna do 8° Semestre de História da FECLESC/UECE e membro do grupo de pesquisa: História, Sociedade, Memória e Ensino.