A PRÁTICA EM SALA DE AULA, UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EMBRIOLOGIA

FRANCISCO CLÉCIO DA SILVA DUTRA

Co-autores: LÍLIAM MARA TREVISAN TAVARES, ROMÊNIA KELLY SOARES DE LIMA e PAULA KAIANNY DA SILVA MOTA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A PRÁTICA EM SALA DE AULA, UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EMBRIOLOGIA

 

 

Autor: Francisco Clécio da Silva Dutra

Graduando em Ciências Biológicas

cleciouece@gmail.com

FECLESC/UECE

 

Co-autor: Romênia Kelly Soares de Lima

Graduanda em Ciências Biológicas

romeniaklima@gmail.com

FECLESC/UECE

 

Co-autor: Paula Kaianny da Silva Mota

Graduanda em Ciências Biológicas

romeniaklima@gmail.com

FECLESC/UECE

 

 

Alternativas que aumentam a competência do ensino na sala de aula têm se mostrado extremamente necessárias e indispensáveis para a devida assimilação dos conteúdos. Com o mesmo propósito foi aplicada aos alunos da disciplina de Histologia e Embriologia Animal Comparada do curso de Ciências Biológicas da FECLESC, uma prática em que os mesmos deveriam modelar as diferentes fases do desenvolvimento embrionário humano, o qual denominamos "Modelando Embriões" utilizando massinhas de modelar. A turma de dividiu em cinco grupos de cinco a seis integrantes. Para cada grupo foi entregue um quite contendo doze diferentes cores, para que os mesmos pudessem modelar as fases embrionárias, com expansiva amplitude, tendo como fundamento para isso as aulas de embriologia que haviam tido, no intuito de constatarmos se o conteúdo das aulas haviam sido verdadeiramente assimilados e ao mesmo tempo verificarmos como eles reagiriam a esse tipo de prática sob o qual estavam sendo abordados. O trabalho de modelagem correspondeu da fase de fecundação do zigoto até a implantação com estruturação do sinsíciotrofoblasto. Pelas observações realizadas, foi possível observar que o nível de entrosamento foi intenso, muitas perguntas sobre o conteúdo foram feitas, e a ampla busca por materiais didáticos foi realizada. Nos resultados, notamos o quão necessários são as aulas práticas nos estudos de embriologia humana e/ou animal pois, houve um grande entusiasmo por parte dos alunos na prática, uma vez que buscaram interpretar sob a melhor forma possível, consecutivamente, à uma pesquisa aplicada, e o reforço do conteúdo que havia sido dado. Esta experiência levou o grupo a preparar um manual didático para a realização de oficina para os alunos do ensino fundamental e médio.

 

Palavras-chave: Disciplina de Embriologia, Aulas Práticas, Eficiência.

GT - 01 - BIOLOGIA