Resumo: O presente artigo tem como título "Uma Análise Crítica nas Políticas Públicas para a Educação Profissionalizante", e pretende refletir sobre o processo atual de Educação Profissionalizante no Estado do Ceará. Essa modalidade educativa esta cada vez mais valorizada pela sociedade contemporânea. A problemática deste trabalho consiste em verificar se e como a Educação Profissionalizante é mais valorizada do que o Ensino Superior. Dessa forma, objetivou-se realizar uma reflexão sobre as Políticas para o Ensino Profissionalizante na sociedade capitalista, abordando os investimentos do governo do Estado do Ceará e as políticas voltadas para essa modalidade de ensino. O Ensino Médio Integrado foi implantado pelo Governo Cid Gomes, consistindo na articulação dos estudantes e egressos do Ensino Médio à Educação Profissional, sendo as Escolas Estaduais o local para a educação de Nível Técnico e de Qualificação Profissional. Diante destes aspectos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em que se conseguem determinadas fontes de pensamentos de autores como Bertoldo (2008) e Leher (2011), para oferecer reflexões sobre a problemática. Diante dos resultados finais, ainda sintéticos, é possível apontar que maior parte do investimento do Governo é direcionado para o Ensino Profissionalizante, enquanto as Universidades Públicas passam por precariedades em termos estruturais e educacionais. Há muito tempo a sociedade cearense tem sido alvo de uma educação superficial por parte das políticas de governo, pois a Educação profissionalizante oportuniza aos jovens a inserção no mercado de trabalho, mas também os restringe a se conformarem apenas com o Curso Técnico