PRÁTICAS DE LABORATÓRIO

FRANCISCO DE ASSIS DANTAS JUNIOR

Co-autores: LIDIANE GONDIM BARROS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

PRÁTICAS DE LABORATÓRIO

 

 

Lidiane Gondim Barros

Graduanda em Licenciatura plena em Química pela FECLESC/UECE

Lidiane_281@hotmail.com

 

Francisco de Assis Dantas Junior

Graduando em Licenciatura plena em Química pela FECLESC/UECE

Samuel_eto_3000@hotmail.com

 

Inserir estudantes das escolas de ensino básico envolvidas no projeto, nas práticas de laboratório, tendo em vista que muitos dos estudantes apresentam certo receio quando se abordam temas de química, pois existe uma distorção de concepções no ensino dessa ciência, vista como maligna. Facilitando o reconhecimento dos pontos de contato da química com o mundo real, pois era vista como mágica através da alquimia. Assim para um melhor conhecimento e interesse, mostramos uma maneira informal de divulgar a Química através de experimentos que despertam a curiosidade dos alunos, devido à força da linguagem audiovisual que consegue dizer mais do que percebemos. São boas ferramentas para a desmistificação da Ciência no ensino médio e fundamental, experimentos realizados com material de fácil acesso, vinculadas ao perfil socioambiental e cultural da escola. Todo experimento é uma situação em que os professores podem transportar suas atitudes sobre a base experimental de química, repassar e ampliar conhecimentos, e podem, deste modo, motivar os estudantes a realizarem experimentações adicionais e cotidianas, além de induzí-los a relacionar teoria e experimentação.

 

Palavras chave: alquimia, linguagem, material