Este trabalho trata do impacto causado em Fortaleza pelo cinema. Imposições e realidades sociais: práticas de sociabilidade relacionadas ao cinema em fortaleza (1921-1933) é uma pesquisa que se insere dentro do campo da História Cultural. Esse estudo busca ir além da compreensão do cinema somente como um espaço exibidor de filmes, ele deseja que o próprio cinema seja visto como um meio específico de produzir e reproduzir significação cultural. Nessa pesquisa o cinema Moderno será analisado se contrapondo ao Cine Luz, destacando as peculiaridades de ambos, tendo em vista o lugar fixo no qual eles se situam. O cinema, tomando como análise o recorte temporal em destaque, será mostrado como uma sublime invenção do século, analisa-se também o lugar fixo como evidência do lugar social, bem como as tensões sociais causadas pelas práticas de sociabilidade. Esse trabalho se constitui como bibliográfico e documental, os conceitos trabalhados aqui serão os de cidade, de Antônio Paulo Rezende e da Sandra Jatahy Pesavento; o conceito de sociabilidade e socialidade de Jean Baechler e também o de socialidade de Michel Maffesoli. O cinema deve ser entendido nesse trabalho como parte da identidade social do indivíduo, algo que vai além da cultura, além da arte e que entra profundamente no enlaces sociais, devendo ser trabalhado como uma prática social para aqueles que o fazem e para o público.