Nos últimos anos, o docente deixou de ser um mero transmissor do conhecimento e assumiu o papel de mediador, orientador e incentivador de seus alunos. Atualmente, cabe ao professor a função de criar situações de aprendizagem desafiadoras para despertar em seus alunos o interesse por superar novos desafios, como por exemplo, ingressar no Ensino Superior. Nesse sentido, é importante apresentar informações atualizadas e contextualizadas aos discentes do Ensino Médio para que estes tenham condições de traçar um paralelo entre as avaliações realizadas na Educação Básica e outras avaliações de âmbito mais geral, com destaque para o Exame Vestibular da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O objetivo do presente estudo foi realizar uma análise comparativa dos conteúdos referentes ao conhecimento biológico abordados anualmente nos vestibulares da UECE, no período de 2007 a 2011. A pesquisa foi desenvolvida a partir da apreciação de dados divulgados pela Comissão Executiva do Vestibular da UECE. Com base no programa de Biologia discriminado nos editais dos vestibulares, foi verificado que, em relação aos conteúdos presentes nas avaliações, os principais temas do conhecimento biológico abordados foram: seres vivos, genética, ecologia e anatomofisiologia comparada. Foi verificado ainda que estes temas alteraram a taxa de frequência com que são cobrados, mas permaneceram predominantes nas provas de Biologia. Essa pesquisa apontou conteúdos biológicos contemplados no Ensino Médio que, em se tratando do ingresso na UECE, devem receber mais destaque dos professores, visando um maior aproveitamento dos conteúdos e um melhor rendimento por parte dos estudantes.