Resumo
A literatura infantil em sala de aula
Autora: Deiliane Freitas lima
Orientadora: Prof. Keila Andrade
A literatura infantil tem sido apontada como um importante recurso pedagógico, seus elementos imagéticos e fantásticos despertam o interesse das crianças e favorecem a associação com conteúdos de leitura e escrita. O objetivo foi identificar quais livros infantis às crianças mais gostam e por que suas histórias são tão encantadoras para elas. Realizou-se um Estudo de Caso, em uma escola pública de Itapiúna, a pesquisa também teve caráter bibliográfico, com análise dos livros privilegiados pelas crianças. O público escolhido para o estudo do tema em questão foram crianças de cinco anos de uma turma do Infantil II do município mencionado. Foram feitas observações, com analise do interesse manifesto pela turma pelas histórias contadas no período observado, e, uma entrevista semi-estruturada com a professora da referida turma. Os resultados indicam que a professora entrevistada busca ser criativa no momento da contação de cada historia, ainda assim, há histórias que as crianças gostam mais de ouvir. Um dos critérios usados pela professora para seleção de histórias é a combinação das temáticas do livro com o conteúdo do dia. Outro aspecto é a livre escolha dos alunos, momento que eles gostam muito. Destacamos que a principal percepção aferida pela pesquisa foi o interesse das crianças pequenas pelas fábulas. Assim, reconhecemos a riqueza da literatura infantil privilegiada no imaginário das crianças pesquisadas, e destacamos que alguns elementos que o livro infantil possui favorecem o interesse das crianças.